“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” Bill Gates
SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 15 de junho de 2013

Testemunha tranquila

Sequência didática :  texto-Testemunha tranquila  (Stanislaw Ponte Preta)
Turma: 6ªsérie/7º ano
Tempo:  4 aulas
Recursos: papel, lápis, caneta, lápis de cor, data show, sala informática, texto digitado, caderno, etc.

Avaliação: Observação da participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas e análise do desenvolvimento durante as produções escrita.

Estratégias de leitura e compreensão
·         Localização e/ou cópia de informações;
·         Comparação de informações;
·         Generalizações ( conclusões gerais sobre fato, fenômeno, situação problema, etc. após análise de informações  pertinentes)


1.       Dividir a sala em grupos.
2.       Ler o texto para sala excluindo o último parágrafo.

Texto: TESTEMUNHA TRANQUILA
Autor: Stanislaw Ponte Preta

       O camarada chegou assim com ar suspeito, olhou pros lados e – como não parecia ter ninguém por perto – forçou a porta do apartamento e entrou. Eu estava parado olhando, para ver no que ia dar aquilo. Na verdade eu estava vendo nitidamente toda a cena e senti que o camarada era um mau-caráter.
       E foi batata. Entrou no apartamento e olhou em volta. Penumbra total. Caminhou até o telefone e desligou com cuidado, na certa para que o aparelho não tocasse enquanto ele estivesse ali. Isto – pensei – é porque ele não quer que ninguém note a sua presença: logo, só pode ser um ladrão, ou coisa assim.
       Mas não era. Se fosse ladrão estaria revistando as gavetas, mexendo em tudo, procurando coisas para levar. O cara – ao contrário – parecia morar perfeitamente no ambiente, pois mesmo na penumbra se orientou muito bem e andou desembaraçado até uma poltrona, onde sentou e ficou quieto:
       — Pior que ladrão. Esse cara deve ser um assassino e está esperando alguém chegar para matar – eu tornei a pensar e me lembro (inclusive) que cheguei a suspirar aliviado por não conhecer o homem e – portanto – ser difícil que ele estivesse esperando por mim. Pensamento bobo, de resto, pois eu não tinha nada a ver com aquilo.
       De repente ele se retesou na cadeira. Passos no corredor. Os passos, ou melhor, a pessoa que dava os passos, parou em frente à porta do apartamento. O detalhe era visível pela réstia de luz, que vinha por baixo da porta.
       Som de chave na fechadura e a porta se abriu lentamente e logo a silhueta de uma mulher se desenhou contra a luz. Bonita ou feia? – pensei eu. Pois era uma graça, meus caros. Quando ele acendeu a luz da sala é que eu pude ver. Era boa às pampas. Quando viu o cara na poltrona ainda tentou recuar, mas ele avançou e fechou a porta com um pontapé... e eu ali olhando. Fechou a porta, caminhou em direção à bonitinha e pataco... tacou-lhe a primeira bolacha. Ela estremeceu nos alicerces e pimba... tacou a outra.

3.       Após a leitura pedir que cada grupo reescreva o texto construindo um final inusitado.
4.       Quando os grupos terminarem suas produções pedir para que leiam o texto para a classe.
5.       Depois que cada grupo tiver feito a leitura do texto, fazer algumas reflexões do tipo:
·         O que acharam dos textos dos colegas?
·         Houve finais parecidos?
·         Que partes do texto levaram cada grupo a construir o seu final?

6.       Apresentar o texto original em power point.
7.       Fazer novos questionamentos:

·         O que vocês acharam do texto original e do final?
·         O que um texto de suspense precisa ter?

Trecho final:
Os caros leitores perguntarão: — E você? Assistindo àquilo sem tomar uma atitude? — a pergunta é razoável. Eu  tomei uma atitude, realmente. ?Desliguei a televisão, a imagem dos dois desapareceu e eu fui dormir.

(Retirado do livro Dois amigos e um chato – páginas 17 e 18 (88)
Stanislaw Ponte Preta, Editora Moderna)


Atividade final:  Levar os alunos até a sala do Acessa Escola e com a ferramenta Power Point produzir a versão dos textos produzidos pelo grupo acrescentando imagens.

(desenvolvido por: Alexandra Furtado; Edileuza Linhares; Catia de Oliveira, Eliana e Claudia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário