“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” Bill Gates
SEJAM BEM VINDOS!!!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

 “Era uma vez um navio que atravessava o oceano Pacífico, rumo à Califórnia. Largara do Porto de Xangai, e entre os seus passageiros distinguia-se uma senhora com duas filhas. Uma das meninas estava doente e, na esperança de consultar um médico que a curasse a família resolvera-se a deixar a sua casa na China e ir para a América.”
UM DIA FELIZ  de Pearl Buck
Esse é o começo do primeiro livro que ganhei de meus pais no Natal de 1.970. Com apenas 9 anos de idade, mas já lendo muito bem, embarquei com a sra. Jackson e suas duas filhas rumo à Califórnia. E a viagem foi mágica. Longa, pois o livro tem 61 páginas e muitas ilustrações coloridas.




Guardo esse livro  como um tesouro e será certamente herança para minha única filha.
A dedicatória tem um valor muito maior agora que meus pais já se foram.





Antes disso, lembro-me de que minha mãe colecionava  as charges do “Amigo da Onça”, personagem do cartunista  Péricles de Andrade Maranhão. Elas eram publicadas na última página da  Revista O Cruzeiro. Minha mãe então, enrolava as folhas destacadas, prendia com uma fita e  guardava em uma caixa de chapéus.
Como eu não sabia ler, adorava espalhar as folhas com desenhos coloridos e tentar entender as imagens. Ao final, guardava-as novamente na caixa e voltava a elas sempre que tivesse vontade.
Quando chegava uma charge nova, via meus pais rindo e fazendo comentários sobre como o Amigo da Onça era malvado. E eu, não conseguia entender além do desenho. Até que  um dia consegui  ler o texto todo: O Amigo da Onça no papel de ascensorista deixa um degrau entre o elevador e o piso e manda uma mulher carregada de compras descer. Que fantástico ...eu tinha lido sozinha!! Mais fantástico ainda, foi ter encontrado a charge do elevador na internet quando comecei este depoimento. Voltei no tempo! Tudo ali, do jeitinho que esteve em minha memória todos esses anos.
Muito tempo passou e muitos livros passaram em minha vida. Alguns marcantes, outros nem tanto. Alguns li  por obrigação, outros por prazer. Alguns emocionantes, outros enfadonhos.
A verdade é que muitas foram as viagens depois de sair da China com a Srª Jackson e suas duas filhas e chegar à América.
Grande abraço
Denize

Nenhum comentário:

Postar um comentário