Público alvo: alunos do 6º ano
Objetivo: desenvolver estratégias de leitura
Tempo estimado : 4 aulas
Recursos: papel, lápis, caneta, lápis de cor, data show,
sala informática, vídeos, texto digitado, caderno, etc.
Avaliação: Observação da participação e envolvimento dos
alunos nas atividades propostas e análise do desenvolvimento durante as
produções escritas
I -Passo – Conhecimento de mundo
- Exploração do conhecimento do mundo do aluno através de uma série de questionamentos na modalidade oral sobre o título do texto, no caso Avestruz. Há algumas questões também voltadas à antecipação do conteúdo do texto.
- Quem já viu um avestruz?
- Onde podemos encontrar um avestruz?
- Como é um avestruz?
II- Passo-Conhecimento de mundo
- Podemos ter um avestruz como animal de estimação?
- Que tipo de animal é adequado para ser animal de estimação?
- O que você espera ler num texto que tenha como título: Avestruz?
- Você já leu algum texto de Mário Prata?
III -Passo – Leitura propriamente dita e inferências locais
- Num primeiro momento, o texto pode ser apresentado usando a ferramenta Movie Maker, de forma lúdica, alternando-se a parte escrita com algumas imagens do Avestruz, utilizando o recurso data show na sala ou a sala de informática. Após a apresentação, dar um espaço para que os alunos façam comentários sobre o vídeo. Num segundo momento, sugerimos que a leitura seja feita silenciosamente pelos alunos, que podem anotar as palavras ou expressões que não sejam do seu conhecimento.
IV- Passo – Checagem de hipóteses e generalizações
- Perguntar aos alunos se o texto supre a sua expectativa inicial. O que pensavam que iria acontecer no texto e o que realmente aconteceu. Checagem de hipóteses criadas antes da leitura do texto.
- Pedir que alguns alunos contem de forma resumida do que trata o texto e as impressões sobre o mesmo. Esta atividade trabalha com a ideia de generalizações, pois cada aluno vai narrar a sua história privilegiando um ou outro trecho.
V- Passo – Intertextualidade, linguagem e finalidade
- Passar para os alunos o vídeo com o desenho animado da turma do pica-pau, no qual Samuel recebe um ovo de avestruz na sua casa.
- Você acha que a mãe do menino ia ficar feliz com a presença de um avestruz em seu apartamento? Por quê?
- Segundo o narrador-autor, é fácil ter um animal exótico de estimação? Por quê?
- O que o narrador revela pensar sobre o menino ao final do texto? Por quê?
- Como o narrador consegue fazer com que o menino desista de ter um avestruz como animal de estimação?
- Você gostou deste texto? Recomendaria-o a um amigo? Justifique sua resposta.
- Você tem algum animal de estimação? Como um animal de estimação deve
- Ser tratado?
- O que você acha de pessoas que abandonam animais de estimação quando estes estão doentes ou velhos?
- Você é a favor da captura de animais silvestres, como macacos, cobras, aves para que estes sejam criados como animais de estimação? Por quê?
VII- Passo - Produção de texto, uso das tecnologias, finalidade
e público leitor
- Os alunos deverão produzir um texto, no qual contem a história de um colega (ou dele mesmo), que tenha ganhado um animal diferente para ser de estimação. Pode ser uma jiboia, um porco, um ratinho.
- Após produzir este texto, que pode ser em dupla, os alunos deverão reescrevê-lo em Power point, acrescentando inclusive imagens para que o mesmo seja mais atraente para os seus futuros leitores, alunos da sala e das outras turmas do 6º ano.
Sequência de trabalho elaborada pelas professoras:
- Cláudia Regina Galves
- Elisabete Maria de Oliveira
- Ednairan Soares de S. Macena
- Edineusa Souza Oliveira Azevedo
- Fernanda dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário