“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” Bill Gates
SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 15 de junho de 2013

Sequência didática: texto - Avestruz de Mário Prata

Público alvo: alunos do 6º ano
Objetivo: desenvolver estratégias de leitura
Tempo estimado : 4 aulas
Recursos: papel, lápis, caneta, lápis de cor, data show, sala informática, vídeos, texto digitado, caderno, etc.
Avaliação: Observação da participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas e análise do desenvolvimento durante as produções escritas

I -Passo – Conhecimento de mundo
  • Exploração do conhecimento do mundo do aluno através de uma série de questionamentos na modalidade oral sobre o título do texto, no caso Avestruz. Há algumas questões também voltadas à antecipação do conteúdo do texto.
  • Quem já viu um avestruz?
  • Onde podemos encontrar um avestruz?
  • Como é um avestruz?

II- Passo-Conhecimento de mundo
  • Podemos ter um avestruz como animal de estimação?
  •  Que tipo de animal é adequado para ser animal de estimação?
  •  O que você espera ler num texto que tenha como título: Avestruz?
  •  Você já leu algum texto de Mário Prata?






III -Passo – Leitura propriamente dita e inferências locais

  • Num primeiro momento, o texto pode ser apresentado usando a ferramenta Movie Maker, de forma lúdica, alternando-se a parte escrita com algumas imagens do Avestruz, utilizando o recurso data show na sala ou a sala de informática. Após a apresentação, dar um espaço para que os alunos façam comentários sobre o vídeo. Num segundo momento, sugerimos que a leitura seja feita  silenciosamente pelos alunos, que podem anotar as palavras ou expressões que não sejam do seu conhecimento.

IV- Passo – Checagem de hipóteses e generalizações

  • Perguntar aos alunos se o texto supre a sua expectativa inicial. O que pensavam que iria acontecer no texto e o que realmente aconteceu. Checagem de hipóteses criadas antes da leitura do texto. 
  •   Pedir que alguns alunos contem de forma resumida do que trata o texto e as impressões sobre o mesmo. Esta atividade trabalha com a ideia de generalizações, pois cada aluno vai narrar a sua história privilegiando um ou outro trecho.


V- Passo – Intertextualidade, linguagem e finalidade

  • Passar para os alunos o vídeo com o desenho animado da turma do pica-pau, no qual Samuel recebe um ovo de avestruz na sua casa. 



 VI- Passo - Inferências, Percepções, apreciações estéticas, afetivas, morais e éticas.

  • Você acha que a mãe do menino ia ficar feliz com a presença de um avestruz em seu apartamento? Por quê?
  •   Segundo o narrador-autor, é fácil ter um animal exótico de estimação? Por quê?
  •   O que o narrador revela pensar sobre o menino ao final do texto? Por quê?
  •   Como o narrador consegue fazer com que o menino desista de ter um avestruz como animal de estimação?
  • Você gostou deste texto? Recomendaria-o a um amigo? Justifique sua resposta.
  •   Você tem algum animal de estimação? Como um animal de estimação deve
  •   Ser tratado?
  •   O que você acha de pessoas que abandonam animais de estimação quando estes estão doentes ou velhos?
  •   Você é a favor da captura de animais silvestres, como macacos, cobras, aves para que estes sejam criados como animais de estimação? Por quê?


VII- Passo - Produção de texto, uso das tecnologias, finalidade e público leitor

  • Os alunos deverão produzir um texto, no qual  contem a história de um colega (ou dele mesmo), que tenha ganhado um animal diferente para ser de estimação. Pode ser uma jiboia, um porco, um ratinho. 
  •  Após produzir este texto, que pode ser em dupla, os alunos deverão reescrevê-lo em Power point, acrescentando inclusive imagens para que o mesmo seja mais atraente para os seus futuros leitores, alunos da sala e das outras turmas do 6º ano.


Sequência de trabalho elaborada pelas professoras:
  • Cláudia Regina Galves
  • Elisabete Maria de Oliveira
  • Ednairan Soares de S. Macena
  • Edineusa Souza Oliveira Azevedo
  • Fernanda dos Santos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário