“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” Bill Gates
SEJAM BEM VINDOS!!!

sábado, 15 de junho de 2013

A fuga Fernando Sabino

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA SUGESTÃO PARA TRABALHO EM SALA DE AULA

1- APRESENTAR O TEXTO AOS ALUNOS E PROMOVER UMA LEITURA SILENCIOSA
                                                    
                                                                                A FUGA
                                                                        FERNANDO SABINO

                Mal o pai colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.
                - Para com esse barulho,meu filho - falou, sem se voltar.
                Com três anos já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, estava só empurrando uma cadeira.
                - Pois então para de empurrar a cadeira.
                - Eu vou embora - foi a resposta.
                 Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num pedaço de pano. Era a sua bagagem: um caminhão de plástico com apenas três rodas, um resto de biscoito, uma chave (onde diabo meteram a chave da despensa - a mãe mais tarde irá dizer), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante.
                A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino.Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão:
                 - Viu um menino saindo desta casa? - gritou para o operário que descansava diante da obra do outro lado da rua, sentado no meio-fio.
                - Saiu agora mesmo com uma trouxinha - informou ele.
                Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro. A trouxa, arrastada no chão, iam deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, o pedaço de biscoito e - saíra de casa prevenido - uma moeda de 1 cruzeiro. Chamou-o, mas ele apertou o passinho, abriu a correr em direção à Avenida, como disposto a atirar-se diante do ônibus que surgia à distância.
                - Meu filho, cuidado!
                O ônibus deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto. O menino, assustado, arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como a um animalzinho:
                - Que susto você me passou, meu filho - e apertava-o contra o peito, comovido.
                - Deixa eu descer, papai. Você está me machucando.
                Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas:
                - Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai.
                - Me larga. Eu quero ir embora.
                Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala - tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da despensa.
                - Fique aí quietinho, está ouvindo? Papai está trabalhando.
                - Fico, mas vou empurrar esta cadeira.  E o barulho recomeçou.


             CHECAGEM DE HIPÓTESES:
            A-     O que é na sua opinião injustiça?
B-      O pai teve uma atitude responsável ao deixar a porta aberta?
C-      Que valores há nos pertences que a criança levou consigo ao sair de casa?
D-     Na sua opinião, o fato de o menino estar arrastando a cadeira teve algum motivo além de fazer barulho?
E-      Escreva uma oração onde seja utilizada a palavra  IRRESOLUTO.
F-      Crianças são imprevisíveis, portanto o pai deveria ter tomado algumas precauções. Cite algumas que na sua opinião poderiam ter protegido melhor a criança.
G-     Quem são personagens do texto?


 LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES:
FILME-  NINGUÉM SEGURA ESTE BEBÊ ( Baby’s Day out- 1.994)



DESENHO ANIMADO  Episódio do desenho:  “Tom e Jerry” – Cuidado com o bebê.



 PESQUISA ON-LINE PARA LEITURA
a- Casos de crianças que fugiram de suas casas
b- Por que crianças fogem de casa?

PRODUÇÃO DE TEXTO
a- Escrita de uma notícia de jornal sobre criança que foi encontrada após ter fugido de casa.
b- Usando  texto injuntivo, montar uma espécie de manual para cuidar de crianças.
c- Montagem de texto no formato de história em quadrinhos


DENIZE PASTRO ROSOLEM


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