“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” Bill Gates
SEJAM BEM VINDOS!!!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Depoimento sobre leitura e escrita


Sou obrigada a confessar que quando criança não gostava muito de ler. Talvez por falta de incentivo ou mesmo pela minha própria condição de vida: ter que cuidar, juntamente com minha irmã, de  uma mãe doente na cama. Mas, problemas pessoais à parte, uma das leituras de que eu me lembro bem foi a do livro “O pequeno príncipe” de Antoine Saint-Exupéry. Ficava imaginando como era a vida dele naquele planeta... Uma frase marcante desse livro: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Essa frase me influencia até hoje e me faz refletir sobre os meus relacionamentos. Outra situação marcante, foi quando participei de um concurso de Redação e fui uma das selecionadas da escola para concorrer à premiação final. Não consegui chegar lá, ganhei um diploma de Menção honrosa, mas para  mim, já era um grande reconhecimento. A redação era sobre o respeito ao idoso e, como na época, morava com a minha avó (minha mãe já havia falecido), acho que soube expressar bem o carinho que tinha pela minha estimada vozinha que, naquele momento, ocupava o papel de pai e mãe para mim (detalhe: meu pai também já havia falecido quando eu tinha 3 anos). Uma prima me ajudou a aperfeiçoar a redação e achei que ficou boa mesmo. Se não me engano, eu estava na 7ª ou 8ª série. Aliás, foi nessa época, que comecei, de fato, a me interessar pelas letras. Tive uma professora muito boa, Isabel, cujo jeito de ensinar me motivou muito. Era baixinha (como eu), mas muito exigente e enérgica e nos ensinou a conjugar verbos e a tão temida análise sintática. Não sei se porque gostava dela ou por outro motivo, mas comecei a mostrar que tinha facilidade para “a coisa” e sempre tirava boas notas e procurava ajudar meus colegas de classe a resolver os exercícios. Foi aí que comecei a achar que tinha vocação para ser professora e como também tinha facilidade para Matemática, quando tive que me decidir pelo curso que faria, foi um páreo duro, cheguei a prestar vestibular para Matemática (e passei), mas por fim, me decidi mesmo pelas “Letras”. Hoje, apesar de ler gêneros variados, até por conta de selecionar bons textos para trabalhar com meus alunos, minha leitura predileta é a Bíblia. Não existe um livro mais rico em toda a sua inteireza para se ler... e aprender para a vida... Abraços a todos. Cláudia R Galves

Nenhum comentário:

Postar um comentário